Desafeição musical

Outro dia conversava com amigos como costuma acontecer sempre, pra minha infelicidade (exagero no modo On) alguém mencionou a Pitty Leone.
Antes de eu continuar, vamos combinar que não a conheço além que a mídia mostrou até hoje. Fique claro também que não sou nenhum profissional do ramo e por isso não tenho nenhum objetivo mercadológico a respeito.
Da primeira vez uma amiga minha, com quem eu eventualmente compartilhava músicas que eu achava legais, emprestou-me um CD e me disse pra escutar e dizer pra ela se eu gostava.
Naquela época eu tinha mais facilidade pra ouvir música atento também ao trabalho. Era um tanto mais simples ter o que fazer sem a pressão de gente sem noção nenhuma de gestão*.
Fato é que eu ouvi o CD umas 5 vezes em várias ordens diferentes. E em nenhuma delas foi possível gostar de nada do que tinha ouvido. Não por demérito da banda que fez bem o seu trabalha naquele disco.
Comentei meu desagrado com a Rapha e ficou por isso mesmo.
Um tempo depois ela me trouxe o mais novo trabalho da mina que tinha acabado de ser lançado. Fiz uma força pra me isentar e ouvi o disco novo.
Lembro-me claramente de ter notado uma razoável melhora na sonoridade da banda, coisas de produção e arranjos e tal. Mas ainda me incomodava (sim, incômodo mesmo) aquela pessoa cantando letras que pareciam ter saído de uma diário de uma punk-rocker-rebelde-sem-causa com uma afinação incomum.
Algumas pessoas dizem que o Herbert Viana não sabe cantar e tal. Bem, ele não tem uma voz aveludada que o ajude na missão mas ele sabe sim cantar e tem feito com isso uma carreira motivadora.
Não bastasse a guria não ser minimamente afinada o timbre de voz dela, com o auxílio nada luxuoso do piercing na língua, consegue ser cliente certa para uma clínica de fonoaudiologia. ‘Cantora’ com língua presa é pior que locutor gago.
Ah, mas pode alguém dizer que ela é só mais uma carinha bonita no meio musical. Eu digo que não. A Pitty está mais no nível da Joelma que canta muito melhor que ela e fez alguma plásticas já.
Então fica aí meu post que nem vai ser lido por ela mesmo e se for, ‘que bom’. Eu bem deveria nem dar publicidade pra ela porque além dela não estar à altura disso isso nem vai fazer diferença no orçamento.
Mas o real objetivo deste post era recomendar que atentem pra o que você anda consumimdo. Conteúdo é tudo!

(*Minhas críticas eventuais a aspectos da minha vida profissional poderão permear textos de outros temas)

Participe da discussão

1 comentário

  1. Lourant… não sei sobre afinação, sobre isso ou sobre aquilo… mas percebo uma diferença ENORME nos agudos das duas… Não acho que dê pra comparar porque acredito que para o tipo de música que elas cantam, suas vozes estão boas…não sei mais o que dizer… eu gosto da joelma… gosto de calypso (ai caceta…. foda admitir…) mas eu tb gosto da pitty…. sendo a voz dela melhor no estúdio ou não… saca? Acho que sou uma rebelde sem causa, adolescente frustrada então.. mas não acho que seja de todo mal… não mesmo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.